O DIA DO ÍNDIO NA ESCOLA
Vou iniciar essa postagem trazendo a lei 11.645:
- 1o O art. 26-A daLei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
- 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
- 2o Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.” (NR)
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 10 de março de 2008; 187o da Independência e 120o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad
Sendo assim, temos que ter bem claro que não podemos deixar para trabalhar a cultura indígena somente em abril ou meados de Abril.
O assunto cultura indígena deve permear todos os componentes curriculares ao longo do ano. Não há a necessidade de trabalhá-lo de forma isolada.
Além disso, precisamos ter o cuidado de mostrar aos alunos a contribuição da cultura indígena à nossa cultura: palavras, alimentação, costumes, crenças, artesanato, brincadeiras, músicas e muitas outras contribuições. Mostrar também o indígena na atualidade como uma pessoa que trabalha, estuda e não só aquele índio que caça, pesca e que vive na oca com cocar de pena.
Não podemos reduzir o trabalho da cultura indígena a música dos 10 indiozinhos. Precisamos ainda evoluir e muito nesse sentido.
Para auxiliar nessa mudança de olhar dos colegas, trouxe algumas sugestões de vídeos que podem ser trabalhados com os alunos a fim de fomentar uma discussão com eles sobre a cultura indígena.
Todos os vídeos são do Youtube. Para ter acesso, é só clicar em cima de cada vídeo abaixo.
SUGESTÕES DE VÍDEOS
Gostou conteúdo que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso a ele.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.
Respostas de 4
Muito bom Agradeço.
Beijos.
Gostei muito dos vídeos, com certeza usarei em meus planos de aula.
Ah que bom que você gostou.