Pesquisar
Close this search box.

TOPPER PARA GELADINHO

MAS O QUE É ESSE TAL DE GELADINHO?

Você conhece a história do geladinho? Não??? Então vem conhecer.

Durante a Segunda Guerra  Mundial, os marinheiros norte-americanos se alimentavam com alimentos processados. Esses alimentos eram congelados em saquinhos plásticos e eram seu principal alimento durante as batalhas. Naquela época os geladinhos eram salgados e ricos em proteínas.

Com o final da guerra, alguém trouxe a ideia para o nosso país. Como temos um clima tropical, os alimentos congelados viraram suco de fruta congelado, sendo uma iguaria muito apreciada até hoje. Atualmente recebe vários nomes sendo os mais conhecidos:  dim-dim, chupe-chupe, big-bem, juju, flautinha, sacolete, picolé-de-saco, brasinha, bacaninha, lili, laranjinha, legalzinho. Por aqui chamamos de sacolé, chupe-chupe e geladinho e por aí?

O produto pode ter vários nomes, mas a forma de fazer é muito parecida: faz-se um suco de frutas e coloca-se dentro de sacos plásticos que posteriormente são congelados. Quando está congelado, está pronto para ser consumido. Os sabores dependem da criatividade de cada um e já temos visto algumas versões gourmet do produto.

Outra coisa que se deve ter em comum são os cuidados com a higiene ao fazê-lo, evitando assim que estrague rapidamente ou que possa fazer algum mal à saúde.

O saquinho onde será acondicionado o líquido do geladinho também deve ter atenção especial, pois o mesmo entra em contato com a boca. Caso não esteja limpo e não for atóxico, pode causar problemas à saúde. Por isso também devemos orientar as crianças que lavem o geladinho antes de congelar e antes de consumir.

E então, você imaginava que o geladinho era uma receita tão antiga?

Texto inspirado AQUI.

SOBRE O ARQUIVO TOPPER PARA GELADINHO

O arquivo está em formato PDF  e pronto para imprimir. Sugiro imprimir em folha com gramatura entre 120 gramas e 180 gramas. Se preferir, pode imprimir em papel fotográfico também. Para grudar no geladinho, vou te explicar como eu fiz:

  1. Recortei os círculos;
  2. Peguei um retalho de papel color set  e medi na circunferência de dois geladinhos ( no meu caso deu 12,5 cm, fazendo uma cintinha apertada para eles.
  3. Grampeei essa “cintinha” e encaixei os geladinhos,
  4. Colei o topper com fita dupla face cobrindo os grampos da “cintinha”.

ATENÇÃO: Como o topper não faz alusão ao dia das crianças ou ao geladinho pode ser usado para complementar outra lembrancinha. Lembrando que também pode ser impresso em folha adesiva tamanho A4.

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Picture of Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *