Pesquisar
Close this search box.

PALAVRA PUXA PALAVRA

SOBRE A ATIVIDADE PALAVRA PUXA PALAVRA

Na atividade, as crianças terão que verificar as sílabas das palavras/desenhos. A sílaba final de uma palavra é a sílaba inicial da próxima palavra. Dessa forma, uma palavra puxa outra palavra.
Caso a atividade seja realizada na aula síncrona, pode-se iniciar verificando o nome dos desenhos e suas sílabas. Após recortar, a professora questiona qual palavra pode ser colada após a palavra fada. Nessa atividade, coloquei uma palavra inicial, pois será a primeira vez que iremos realizar esse tipo de atividade, mas penso que das próximas vezes pode-se deixar sem essa dica para que os alunos descubram qual a primeira palavra, tornando a atividade mais desafiadora.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Na atividade Palavra puxa Palavra, os alunos estarão manipulando as sílabas das palavras. Essa habilidade de reconhecimento e manipulação da constituição das palavras por sílabas chama-se CONSCIÊNCIA SILÁBICA. A consciência silábica é o primeiro nível da consciência fonológica. Para essa habilidade, deve-se trabalhar com as sílabas iniciais, mediais e finais. Nesse caso, estaremos trabalhando com as sílabas iniciais e finais das palavras.
Consciência fonológica é a habilidade de manipulação dos sons da nossa língua. Com ela, percebemos que uma palavra pode iniciar ou terminar com o mesmo som. Além disso é quando nos damos conta que existem palavras grandes e pequenas.
Essa manipulação é muito importante no processo inicial da alfabetização e pode ser trabalhada através de jogos orais e desde a educação infantil.
Além da consciência silábica, fazem parte da consciência fonológica a CONSCIÊNCIA DE RIMAS E ALITERAÇÕES e a CONSCIÊNCIA FONÊMICA.
A CONSCIENCIA DE RIMAS E ALITERAÇÕES é o reconhecimento da semelhança sonora ao final das palavras, ou seja, rimas, e de produção e reconhecimento de fonemas iguais no início das palavras, ou seja, aliterações.
CONSCIÊNCIA FONÊMICA é a última habilidade de consciência fonológica a ser desenvolvida. É a habilidade de reconhecimento e manipulação dos fonemas, onde se percebe, por exemplo, que se eu mudar um fonema de uma palavra, posso alterar totalmente seu sentido.

BNCC

De acordo com a BNCC estaremos desenvolvendo as seguintes habilidades:

Prática de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objeto de Conhecimento:  Construção do sistema alfabético e da ortografia
Habilidade: (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas
Prática de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objeto de Conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Habilidade: (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Prática de Linguagem: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Objeto de Conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Habilidade: (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir.

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.



Picture of Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *