Pesquisar
Close this search box.

FICHAS PARA PLANEJAMENTO MENSAL

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

O planejamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de uma aula.

É nele que o professor irá organizar o passo a passo de suas ações e intervenções. É muito importante que o professor chegue na sala de aula sabendo o que e como irá trabalhar com as atividades em aula.

Para fazer o planejamento é importante prestar atenção nos seguintes passos:

1. conhecer seu público alvo que no caso são os alunos. Antes de planejar, é preciso saber para quem se planeja, qual o nível de aprendizagem dos alunos, suas dificuldades e possibilidades;

2. respeitar o gosto dos alunos. É muito importante planejar atividades que atraiam a atenção dos alunos, visto que alunos interessados participam com mais entusiasmo das aulas.

3. atentar-se para as datas comemorativas, pois muitas rendem ótimas sequências de atividades. Além disso, as datas comemorativas trazem a tona assuntos importantes para serem discutidos no ambiente escolar. Vejam as datas da planilha disponibilizada nesta postagem: temos o dia dos animais, uma ótima maneira de iniciar o assunto dos cuidados que devemos ter com os animais, sendo eles de estimação ou não.

4. ter flexibilidade. Por mais que o planejamento seja importante, ele não pode ser “engessado”. Precisamos estar prontos  para os imprevistos que acontecem na rotina da sala de aula e para lidar com eles poderemos ter que remanejar atividades, diminuir a complexidade e/ou organização de alguma proposta que iremos fazer. Um professor que se organiza consegue lidar muito bem com esses imprevistos.

COMO EU USO AS PLANILHAS

Com as planilhas eu consigo ter uma visão do mês todo e me organizar com as datas comemorativas que irei trabalhar no mês. Como em algumas datas acontecem festividades na escola, eu consigo planejar que dia devo iniciar a trabalhar aquele assunto para não deixar tudo para última hora.

Se eu preciso fazer alguma atividade avaliativa, também consigo me organizar melhor vendo quantos dias tenho para trabalhar atividades de revisão.

Nessas planilhas eu escrevo somente resumos do que quero trabalhar no mês, datas de atividades avaliativas e até que dia irei iniciar novos conteúdos e elas acabam servindo como uma fonte de consulta durante todo o mês. Depois de tudo preenchido, eu só vou fazendo o planejamento semanal, que obviamente á mais complexo, mas com esse apoio do planejamento mensal, fica muito mais fácil de organizar.

Para usar é só imprimir. Caso queira colar em seu caderno, pode imprimir com 90% do tamanho total, recortar as bordas brancas e colar no caderno. Pode também ser usada em fichário. O importante e usar uma junto da outra para que se consiga ter a visão das datas do mês e do que precisa ser planejado.

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

 

Picture of Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *