BINGO DOS ANIMAIS

SOBRE O BINGO DOS ANIMAIS

Realizei essa atividade com a minha turma da pré-escola. Iniciei explicando o funcionamento da atividade, visto que nem todos tiveram contato com esse tipo de jogo. Feitos todos os combinados, vamos ao jogo.

Num primeiro momento cada criança nomeou os animais da sua cartela. É muito importante que eles saibam os nomes de todos os animais para acompanharem o jogo. Nas primeiras vezes que jogamos, eu mostrava o animal e falava seu nome. Quem tinha o animal na sua cartela, marcava com um botão, mas pode ser uma bolinha de papel ou qualquer coisinha que o professor tenha em sala e possa usar para isso.

Em outras vezes que jogamos, eu não falei o nome do animal, mas sim algumas características. Ex: esse animal é um inseto, voa e produz o mel. Logo em seguida eles respondem que é a abelha. Claro que nem todas as crianças sabem o que é um inseto, mas assim eles já  inserem essa palavra em seu vocabulário e já compreendem como acontece a divisão dos animais. Também podemos falar se o animal é doméstico ou selvagem, o que gosta de comer, se produz algo (como a vaca).

Outra alternativa é, ao mostrar a imagem do animal, fazer perguntas sobre ele a fim de verificar os conhecimentos que as crianças tem. Ex: o jacaré é doméstico ou selvagem? Quantas patas tem o cavalo? Recomendo fazer somente uma pergunta para cada animal a fim de não prolongar muito a atividade e não dispersar a atenção das crianças.

Fiz o jogo com minha turma da educação infantil (pré-escola de 5 anos), mas se for conteúdo pode ser usado com turmas de outras idades.

SOBRE O ARQUIVO

Arquivo em formato PDF e pronto para imprimir.  Para maior durabilidade, sugiro plastificar as cartelas. Se não for plastificar, pode imprimir em folha com gramatura entre 120 e 180 gramas, pois fica mais resistente e evita que se formem “orelhas” nas cartela.

Lembrando que é PERMITIDO usar esse arquivo em sua aula presencial, enviar em pdf para seus alunos ou realizar durante aula síncrona. Fica PROIBIDO baixar o arquivo e postar em grupos de redes sociais ou de whatsapp destinados a educadores. A venda deste material é terminantemente PROIBIDA. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

ATENÇÃO: se estiver baixando o arquivo via celular, talvez precise fazer login em sua conta Google. Se estiver pelo computador, esse login não é necessário.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.