ATIVIDADES SOBRE A CULTURA INDÍGENA
Precisamos rever nossa forma de trabalhar sobre a cultura indígena em sala de aula. Da mesma forma que deixamos de mostrar os negros somente como escravos, para mostrá-los como pessoas cheias de possibilidades que atuam em diferentes camadas da nossa sociedade. Claro que nem tudo é um “mar de rosas” e os negros ainda lutam por seu lugar na sociedade e também contra o preconceito, mas trabalhando em sala de aula essas questões, estamos colaborando para diminuir esse racismo.
Já com os indígenas, devemos parar de concentrar o estudo da sua cultura somente para abril. Podemos estudar a contribuição indígena em diferentes componentes curriculares, como por exemplo: receitas, comida, vocabulário, brincadeiras, lendas, crenças, organização familiar , escolha dos nomes, moradias, tribos existentes lendas e muito mais.
Trazer essas questões para as nossas aulas faz com que as crianças compreendam a contribuição e influência dos indígenas na nossa cultura. Usamos palavras de origem indígena sem nem mesmo saber. Então porque não trabalhar isso em sala de aula?
As atividades que disponibilizei trazem um pouco dessa cultura através de atividades com palavras de origem indígena, obras com temática indígena em seus textos e até uma atividade apresentando o escritor indígena Daniel Munduruku.
As atividades são uma sugestão para que os colegas saiam um pouco da pintura do índio com cocar e pena ou atividade com os indiozinhos no bote.
SOBRE O ARQUIVO
O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.
ATENÇÃO: se estiver baixando o arquivo via celular, talvez precise fazer login em sua conta Google. Se estiver pelo computador, esse login não é necessário.
Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.