Pesquisar
Close this search box.

ATIVIDADE DESENHO DIRECIONADO

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE DESENHO

É muito importante trabalharmos atividades de desenho com nossos alunos, pois o desenho é uma forma de expressão. Inicialmente podemos trabalhar com desenho livre e mesmo quando eles se mostram resistentes por não saber desenhar muito bem ainda, devemos incentivá-los. Na verdade não existe desenho bonito ou feio, essa questão de estética é muito particular. Eu posso olhar uma obra conhecida mundialmente e de grande valor financeiro e não me agradar.

Essa atividade traz uma proposta de desenho direcionado, mostrando que mesmo com as mesmas orientações cada um irá desenhar do seu jeito e que essa pitada de pessoalidade é muito importante. O desenho dependerá da interpretação e da questão estética de cada um.

Esse tipo de atividade também pode ser realizada para aqueles alunos que sempre dizem que não sabem desenhar, que pedem por um modelo para copiar. Ao final, eles perceberão que tem potencial sim de desenho e que é importante cada um desenhar do seu jeitinho.

BNCC

ÁREA DO CONHECIMENTO: Linguagens

COMPONENTE CURRICULAR: Arte

UNIDADE TEMÁTICA: Artes Visuais

OBJETO DE CONHECIMENTO: Processos de criação

HABILIDADES: (EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade.
                              (EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

COMO DESENVOLVER A ATIVIDADE

Essa sugestão pode ser utilizada nas aulas síncronas como atividade para a semana da crianças ou em qualquer outra aula.

Você irá imprimir o passo a passo da receita do monstrinho e ir dando as orientações para as crianças irem fazendo o desenho. O desenho pode ser feito na folha que está junto deste arquivo, que você irá enviar previamente para que eles imprimam em casa ou eles podem fazer esse desenho em qualquer outra folha que eles tenham.

Outra opção é enviar/entregar a folha com a orientação e espaço do desenho para que eles mesmo leiam e desenhem. Uma boa sugestão para aqueles alunos que já estão com maior autonomia na leitura.

Após todos terem desenhado, sugiro um momento para que todos mostrem seus desenhos, pois apesar de todos receberem a mesma orientação, cada desenho será único.

Caso o professor queira aproveitar ainda mais esta dinâmica, pode ainda:

*Solicitar que os alunos criem um nome para seu monstrinho (os alunos de alfabetização podem ainda recortar as letras do nome escolhido);

* Criar uma história sobre o monstrinho (o que faz, o que gosta de comer…). Essa história pode ser contada de forma oral ou de forma escrita, depende do nível de aprendizagem da turma.

SOBRE O ARQUIVO

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

 

Picture of Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

9 respostas

  1. Parabéns pelo seu trabalho, eu amei!!!!!!! Graças a dicas como as suas, consigo planejar aulas atrativas. Obrigada por compartilhar conosco. Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *