ALFABETO ILUSTRADO

ALFABETO ILUSTRADO PARA SALA DE AULA

O alfabeto ilustrado é um rico instrumento de consulta para as situações de escrita, uma das quatro situações didáticas mais importantes nesse processo (as outras três são a leitura pelo professor, a leitura pelo aluno e a produção oral com destino escrito, quando o professor atua como escriba).

Mas para isso é preciso prestar atenção na forma de usar:

  • imprimir o alfabeto em folha branca para que tanto as letras quanto as imagens não fiquem ofuscadas pela cor da folha de ofício;
  • ao colar o alfabeto na parede, prestar atenção para que a sequência das letras não seja interrompida pela falta de espaço. Ele deve ser colado em linha horizontal com as letras de A a Z;
  • de preferência colar o alfabeto ilustrado no campo de visão dos alunos ou até na altura deles, de forma que eles consigam enxergar com facilidade e até passar os dedinhos nas letras;
  • os desenhos devem ser mostrados e identificados pela professora, pois algumas crianças podem olhar a ilha que achar que é uma árvore, por exemplo, não fazendo a correta relação desenho x letra;

O alfabeto é um instrumento útil durante todo o início do processo de alfabetização, auxiliando a responder aos dois principais problemas de quem está entrando nesse processo. O primeiro – o que a escrita representa? – mobiliza sobretudo as crianças na fase pré-silábica, em que elas ainda não entendem que a escrita é uma representação da fala. Nessa fase, enfatizar a diferença entre desenhar e escrever é fundamental. Você pode usar o alfabeto para apresentar as letras que compõem a escrita, colaborando para distingui-las dos números e de outros símbolos.

O segundo desafio – como se organiza a escrita? – pode ser enfrentado quando alguma palavra apresentar falta de letras. Por exemplo, se um aluno escreve “AO” para representar “pato”, provoque uma reflexão e peça que a criança localize no alfabeto da parede qual a letra inicial de PATO e reveja sua escrita.

Fonte: Nova Escola –O alfabeto não pode faltar

SOBRE O ARQUIVO ALFABETO ILUSTRADO

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. Caso queira, pode imprimir duas ou mais páginas por folha, mas preste atenção, pois como dito anteriormente ele precisa ficar visível para as crianças. Outra opção é, após imprimir, plastificar para torná-lo mais durável.

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

ATENÇÃO: se estiver baixando o arquivo via celular, talvez precise fazer login em sua conta Google. Se estiver pelo computador, esse login não é necessário.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.