FRASES E EXPRESSÕES PARA PARECERES DESCRITIVOS

TIPOS DE AVALIAÇÃO

Como professora de escola pública há mais de 10 anos, utilizo diferentes tipos de avaliações. As avaliações  me oferecem informações sobre como está a aprendizagem dos meus alunos e dão o “norte” para meu planejamento, pois é a partir das avaliações que eu analiso se posso seguir adiante com determinado conteúdo ou se preciso retomar algum assunto por mais um tempo.

Conhecer e compreender os diferentes tipos de avaliações pode nos ajudar na escolha de atividades para nossos alunos.

Avaliações diagnósticas:

É o que faço lá no início do ano. Também chamada de sondagem, visa investigar o que o aluno já sabe e determinar o ponto de partida do planejamento anual.

Avaliação formativa:

É aquela avaliação do dia a dia, mais informal. É quando eu auxilio meu aluno individualmente e percebo que ele encontra algumas dificuldade e no mesmo momento já faço as intervenções corretas a fim de sanar suas dificuldades. Querem ver outra coisa que gosto muito de fazer e me ajuda bastante na construção dos pareceres? É a correção dos cadernos diariamente. É corrigindo os cadernos, fazendo a avaliação formativa que eu consigo perceber nitidamente o quanto meu aluno precisa de ajuda ou já evoluiu.

Avaliação comparativa:

Essa avaliação eu faço quando termino determinado conteúdo. Elas me dão a visão do que os alunos assimilaram do conteúdo trabalhado e se posso passar para outro conteúdo ou preciso retomar o assunto por um tempo maior. Elas já são uma base para meu parecer do trimestre (aqui no Sul trabalhamos com trimestre). Todas as avaliações comparativas feitas são recolhidas e guardadas. Entrego junto do parecer do aluno como forma de ilustrar, comprovar o que está escrito no parecer.

Avaliação somativa:

Seria a avaliação final. Nessa avaliação todo o conteúdo do ano é colocado em pauta e nela o aluno irá mostrar o que aprendeu ao longo do ano. É a que menos uso. Não, na verdade não uso e nunca usei.

COMO USAR O ARQUIVO COM FRASES E EXPRESSÕES PARA PARECER DESCRITIVO

A ideia é ter um recurso que auxilie no momento em que estamos redigindo o parecer e nos deparamos com um comportamento difícil ou dificuldades de aprendizagens e precisamos colocar isso no parecer sem ficar agressivo. O arquivo traz alternativas para facilitar na hora de colocar essas situações no papel.

O professor vai imprimir e deixar a mão no momento de redigir o relatório de avaliação ou parecer descritivo da criança. Caso queira, pode imprimir as duas folhas na mesma página e colar no seu diário de classe ou caderno de anotações. Com o tempo essas expressões vão ficando mais conhecidas por você e você vai tendo facilidade em substituir outras.

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em formato pdf e pronto para imprimir. Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *