Pesquisar
Close this search box.

HISTÓRIA- A CAIXA DE LÁPIS DE COR

COMO TRABALHAR A HISTÓRIA “A CAIXA DE LÁPIS DE COR”

Como motivação irei perguntar aos alunos qual a sua cor de lápis de cor preferida. Após, todos responderem, eu irei pegar os lápis de cor de uma caixa de lápis de cor e contar a história usando os lápis como personagens. Como atividade, pode-se propor que os alunos façam um desenho usando somente os lápis branco e preto. Para finalizar, fazemos uma exposição dos desenhos.

Com os alunos maiores, pode-se trabalhar atividades de leitura e interpretação. Para isso, envia-se ou entrega-se uma folha para cada aluno e as propostas de atividades.

Importante também que após a história se tenha um momento de conversa, onde o professor pode fazer alguns questionamentos:

  • qual o o motivo do lápis preto ser deixado de lado?
  • será que eles concordam que as pessoas não gostam do lápis de cor preto?
  • os alunos usam o lápis de cor preto?
  • em quais momentos eles usam o lápis de cor preto?
  • os alunos usam o lápis de cor branco? em quais momentos?
  • qual a cor do lápis de cor menor da caixa ou estojo dos alunos?

LÁPIS COR DE PELE

Como irei usar em uma aula síncrona, irei contar a história e solicitar que peguem em seu estojo um lápis “cor de pele” para iniciar o questionamento da existência dessa cor de lápis. Irei conversar com os alunos sobre o quanto nos enganamos chamando o lápis salmão de lápis cor de pele e que precisamos repensar essa postura. Geralmente essa é uma construção que faço ao longo do ano, conforme eles vão pedindo o lápis salmão emprestado para pintar as figuras humanas, porém com a pandemia esse trabalho acabou ficando de lado e com o trabalho da Consciência Negra e tendo essa história como ponto de partida, decidi trazer o assunto a tona.

Na aula síncrona irei mostrar a caixa de lápis de cor da Tris, onde eles podem encontrar vários lápis de diferentes cores de tons de pele. O intuito não é que comprem a caixa de lápis de cor, mas sim que percebam quantos tons de pele podemos pintar e que também percebam e vejam o seu tom de pele representado.

Caixa de Lápis de Cor com diferentes tons de pele.

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Uma resposta

  1. BOM DIA!
    SOU A SILMA MIRANDA, SOU PROFESSORA ESPERANDO A APOSENTADORIA.
    ESTA HISTÓRIA “A CAIXA DE LÁPIS DE COR” LEMBROU-ME DE UMA HISTÓRIA QUANDO TRABALHEI NA ESCOLA. NESTE LIVRO (ESQUECI O NEME DA HISTÓRIA E AUTORA), A ABORDAGEM ERA A COR ESCURA QUE DEIXAVA TUDO ESCURO OU CINZA E ENTRISTECIA O MUNDO.
    EU CONTINUO TRABALHANDO COM O ENSINO INFANTIL, MAS NA IGREJA E ESTA HISTÓRIA É MUITO BOA DE ABORDAR QUE DEUS NOS CRIOU DIFERENTES, MAS CADA UM TEM A SUA IMPORTÂNCIA. VOU USÁ-LA QUANDO EU CONTAR A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DO HOMEM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *