ATIVIDADES MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA LITERATURA INFANTIL

Independente do pertencimento étnico-racial das crianças ou de suas famílias, a diversidade racial e valorização da cultura negra precisam estar presentes nas obras literárias disponibilizadas e ofertadas em casa, na escola, livrarias e bibliotecas.

Ao ter contato com uma obra, a criança se vê no papel do personagem principal. Quem nunca se imaginou como a Cinderela? Ou como o Príncipe Encantado? Quem nuna imitou o lobo mau assoprando a casa dos porquinhos?

Por muito tempo, obras literárias infantis tiveram, em sua grande maioria, personagens de pele clara. Pouco se via personagens principais de pele negra. Como uma criança negra iria se ver representada naquela obra? Como ela iria se colocar no lugar do personagem, se ele não tinha sua cor de pele? Ou se tinha, não era o personagem mais forte, mais encantador. Não era o personagem que toda criança queira ser,

Aos poucos esse cenário foi mudando. Ana Maria Machado, autora da obra Menina Bonita do Laço de Fita, quando pensou na história que iria escrever se deu conta de que já haviam muitas obras com a personagem de pele clara. Então resolver criar uma personagem de pele negra. E na obra, a forma que a cor da pele, as características da menina são exaltadas faz com que as meninas negras sintam orgulho da sua cor e se vejam representadas e respeitadas.

Cabe a nós, educadores, fazermos a escolha de livros infantis que estejam pautados na representatividade de personagens negros e que ilustrem, além da beleza e diversidade de seus costumes, as realidadades culturais destes povos que muito sofreram para chegar onde estão hoje.

Através da literatura estaremos promovendo a empatia, a naturalização da diversidade e do respeito e principalmente o sentimento de pertencimento com modelos reais e positivos que refletem a realidade e que são fundamentais na formação de indivíduos conscientes de si e do próximo.

TRABALHANDO COM AS ATIVIDADES BASEADAS NA OBRA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Este arquivo contém atividades para o trabalho com a obra Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado. Podem ser trabalhadas no período que antecede o Dia da Consciência Negra ou em qualquer período do ano, visto que trabalhar o assunto diversidade/consciência negra não deve ter data marcada. É um assunto que deve estar presente em outras datas e atividades ao longo do ano.

BAIXE as habilidades da BNCC das atividades.

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98  proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

 

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

6 respostas

  1. Parabéns professora pelo belo trabalho,muito obrigada por compartilhar tanto amor,tanta fofura,não tenho palavras para expressar minha gratidão!!!!!!!!!!

Os comentários estão desabilitados.