ATIVIDADES ENSINO RELIGIOSO

ENSINO RELIGIOSO E A BNCC

Desde a discussão e planejamento da BNCC, o ensino religioso esteve presente. Foi tirado e colocado como componente curricular algumas vezes, porém na versão final ele permaneceu como componente curricular. De caráter obrigatório, mas de presença facultativa, tem trazido muitas discussões entre os professores. Primeiramente muitos professores não se sentem confortáveis em entrar no assunto Religião em sala de aula, porém a BNCC deixa bem claro que o objetivo do ensino religioso é que os alunos aprendam as diferenças entre as diferentes crenças, tendo empatia e respeito com o que é diferente do que ele acredita.

Outra sugestão que a BNCC nos dá, é trabalhar as habilidades de ensino religioso de forma interdisciplinar. Não há a necessidade de trabalhar as habilidades de ensino religioso com data e horário definidos, mas podem tranquilamente ser trabalhadas junto de outros componentes curriculares. Muitas habilidades podem “caminhar” junto com as habilidades de História por exemplo. Para ter  ver essas possibilidades faça a leitura das habilidades de História e de Ensino Religioso e veja que muitas vezes elas se complementam.

O QUE TRABALHAR EM ENSINO RELIGIOSO?

No primeiro ano do ensino fundamental, as habilidades da BNCC são de identificação das emoções e sentimentos. Sendo assim, pode-se explorar diferentes formas de manifestação dos que estão sentindo e muitas vezes nem é necessário fazer uma atividade específica. Pode-se fazer rodas de conversas, relatos e até uma conversa após um conflito gera um aprendizado de acordo com as habilidades propostas pela BNCC.

Outras habilidades são de discussão do eu, o outro e o nós e trazem a proposta de identificar as outras pessoas como seres que merecem respeito pela sua forma de pensar, agir e até características físicas. Com essas habilidades, a BNCC propõe a formação de uma cidadão ético e com empatia que respeita as diferenças entre as pessoas.

SOBRE AS ATIVIDADES VOLTADAS AO PRIMEIRO ANO

As atividades selecionadas neste material tem como proposta principal o trabalho com os sentimentos das crianças. São atividades que fazem com que os alunos as expressem de forma lúdica e que oportunizam que eles socializem seus sentimentos.

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. São diversas atividades com as habilidades da BNCC discriminadas.

O arquivo pode ser impresso em folha ofício tamanho A4 ou folha colorida, porém caso escolha fazer em folha colorida, deve optar pelas cores mais clarinhas, pois o recadinho já é colorido.

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.