Pesquisar
Close this search box.

AULA ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS

DIA DAS CRIANÇAS DURANTE A QUARENTENA

Geralmente as escolas se preparam para o dia das crianças, planejando diversas atividades divertidas e algumas vezes entrega de mimos e/ou guloseimas. Porém este ano, a nossa realidade está diferente e precisamos pensar em alternativas para não deixar a data passar em branco.

Abaixo, vou deixar algumas sugestões do que pode ser feito como comemoração do dia das crianças:

*DRIVE THRU:

Para organizar um Drive Thru, escolhe-se uma data e horário que que os alunos se desloquem até a escola, onde os professores os estarão esperando para entrega de mimos. Importante frisar que para essa atividade é importante que os alunos não saiam dos carros, evitando os contatos físicos. Podem sem organizadas faixas com mensagens carinhosas para os alunos e famílias.

O drive thru possibilita que os alunos e professores mantenham contato, mesmo que por pouco tempo e a distância, principalmente para aquelas turmas que não estão tendo aulas síncronas e sentem saudade dos professores da escola. Saliento a importância de se observar as condições da comunidade onde a escola está inserida.

Caso grande parte das famílias não possua automóvel, o drive thru perde o sentido. Se este for o caso, pode-se fazer a sugestão a seguir.

*CARREATA DOS PROFESSORES:

Nessa proposta, são os professores que se deslocam pelo bairro onde fica localizada a escola. As famílias são previamente avisadas e esperam a carreata passar em frente às suas casas ou nas ruas determinadas previamente. Caso sejam definidos pontos de espera, é preciso ter o bom senso de escolher vários pontos para que não haja aglomeração.

AULA SÍNCRONA ESPECIAL:

Nessa proposta, o professor marca uma aula especial por alguma plataforma ( meet, zoom ou outra). Para essa aula, professor e alunos podem realizar atividades diferentes e divertidas, priorizando brincadeiras divertidas e descontraídas.

Sugestões:

*Aula Temática: professor organiza uma aula temática e avisa previamente o tema da aula especial, podendo ser: festa do cabelo maluco (ou penteado maluco), festa a fantasia, festa do pijama, festa dos super-herois, festa das cores (cada um se veste de uma cor e se veste somente com roupas daquela cor).

*Desenho Direcionado: professor vai dando as orientações e os alunos vão fazendo os desenhos. A ideia é dar orientações malucas para que os desenhos fiquem engraçados. Ao término, cada aluno mostra seu desenho. Também pode-se fazer a reflexão de como saíram desenhos diferentes, mesmo todos tendo as mesmas orientações.

*Qual é a música?: professor vai dizendo algumas palavras e os alunos precisam cantar uma música que tenha aquela palavra. Exemplo: professor diz “aranha” e eles podem cantar a música da dona aranha. Essa atividade pode ser usada até para alunos maiores, o professor pode perguntar suas músicas preferidas anteriormente, ouvi-las e escolher as palavras para a atividade.

*Desafio “tem na minha casa”: professor escolhe uma letra e desafia que os alunos procurem em sua casa objetos que iniciem com essa letra. Pode-se também variar com número de sílabas, número de letras, formas geométricas e cores.

*Bingo: o professor organiza as cartelas de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos (podendo ser das formas geométricas, cores, letras, números, tabuada, palavras…) e envia previamente as cartelas para os alunos imprimirem ou confeccionarem a sua.

No caso se for o bingo das formas, os alunos confeccionam suas cartelas colocando as formas que desejarem. Assim, na hora do jogo cada um terá uma cartela diferente para jogar.

*Adivinhas: O professor pode pesquisar algumas adivinhas para realizar uma competição entre os alunos. Divide-se a turma em dois grupos. O professor faz a pergunta se o alunos acertar a resposta, sua equipe ganha um ponto. Após o término, podem ser enviadas medalhas para o grupo da turma.

*Tarde de talentos (ou show de talentos): para essa atividade cada aluno poderá organizar uma apresentação podendo ser mágica, música, dança, dizer um versinho… Fica a critério das crianças. Importante também respeitar aqueles alunos mais tímidos que não desejarem participar. Essa atividade pode ser também gravada e enviada no grupo da turma, caso não seja feita a aula ao vivo.

Forca: para essa atividade podem ser escolhidos nomes de filmes, de personagens dos desenhos preferidos das crianças e artistas de quem os alunos são fãs.

Stop ou adedonha: ótima sugestão de atividade para os alunos maiores que já tem uma autonomia maior na escrita e já conseguem fazê-lo com mais rapidez. O professor pode enviar a ficha anteriormente para que os alunos imprimam ou cada um pode fazer a sua.

Essas são algumas sugestões que irão deixar a aula do dia das crianças mais divertida.

Se você gostou, deixe um comentário, pois eu criei esse conteúdo com muito carinho para todos vocês.

 

 

 

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *