SEQUÊNCIA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA -ANA MARIA MACHADO

Você sabia que o livro Menina bonita do laço de fita foi inspirado na própria filha de Ana Maria Machado?

Sim, a filha caçula, fruto do segundo casamento da autora, nasceu com um tom de pele mais claro que o de seus irmãos mais velhos, pois seu pai era descendente de italianos. O brinquedo preferido da menina era um coelho de pelúcia branco e Ana Maria gostava de enfeitar a cabeça da fila com um laço de fita. A família adorava brincar de procurar “explicações” para a cor branca da garota. E assim… estava nascendo essa história.

 Ana Maria Machado preferiu alterar um pouco, já que ela achava que já haviam muitas histórias de meninas brancas. Nessa história, a personagem principal é uma bela menina negra que tem um coelho como vizinho. Esse coelho é branquinho e apaixonado pela cor da menina e tenta descobrir uma forma de, no dia em que ele tiver uma filhinha, ela seja negra, da cor da menina bonita do laço de fita.

Baseada nas brincadeiras da família da autora, a menina do livro cria muitas versões para explicar a sua cor: comeu muita jabuticaba, caiu numa lata de tinta preta, tomou muito café… E o coelho segue todas as receitas para acertar o “tom” da pele da menina.

De uma maneira delicada e divertida o livro nos permite trabalhar com as questões étnicas, com as diferenças. Usando uma linguagem sutil, a autora aborda este tema de uma forma prazerosa.

O livro já foi traduzido para vários idiomas e ganhou recomendações especiais e prêmios.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

As atividades aqui descritas são sugestões para uma semana de atividades para uma turma de alfabetização, porém podem e devem ser adaptadas caso o professor veja necessidade. A história pode ser contada a partir do livro físico ou fantoches. Caso queira usar essas atividades nas aulas remotas, sugiro o envio do vídeo da história. Vou deixar abaixo, duas sugestões de vídeos onde essa história é contada e que podem ser enviadas aos alunos.

A primeira sugestão é uma animação que respeita a sequência da obra.

A segunda sugestão é da obra contada pela Fafá Conta.

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. São duas páginas, uma com as atividades por dia e uma com as habilidades da BNCC das atividades descritas na primeira planilha

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

6 respostas

  1. Querida colega, sou prof estadual dos anos iniciais, em Rio Grande. Obrigada por tua GRANDIOSA colaboração em meu trabalho. DEUS te abençoe.

Os comentários estão desabilitados.