Pesquisar
Close this search box.

ROTEIRO DE AULA PARA O DIA DOS POVOS INDÍGENAS

SOBRE O DIA DOS POVOS INDÍGENAS

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que muda o nome do “Dia do Índio”, celebrado em 19 de abril, para “Dia dos Povos Indígenas”. A proposta é de autoria da deputada Joenia Wapichana.

A análise foi conclusiva, o que significa que o texto poderá seguir ao Senado, se não houver recurso para votação pelo Plenário.

Para Wapichana, é “importante frisar que a contribuição é ofertada pela coletividade e não pelo indivíduo isolado como remete a ideia do termo ‘índio’”.  Segundo ela, a intenção ao renomear a data é ressaltar, de forma simbólica, não o valor do indivíduo estigmatizado “índio” mas o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira. “O propósito é reconhecer o direito desses povos de, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões, assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida quanto de seu desenvolvimento econômico”, afirma a deputada.

O relator, deputado Wolnei Queiroz, ressaltou que já há alguns anos, termos como “índio” e “tribo” vêm sendo questionados pelos povos originários. “Tais categorias foram criadas pelos colonizadores como forma de reduzir a pluralidade de cerca de 1.000 etnias indígenas que existiam no País na época do ‘descobrimento’. Essa e outras reflexões levam a alternativas que fujam do senso comum, que trata cultura tão diversa de forma genérica reduzindo a diversidade das etnias brasileiras”, afirmou.

Conforme sugestão do relator, o Projeto de Lei 5466/19 foi aprovado na forma do substitutivo da Comissão de Cultura. Queiroz propôs ajustes no texto que veio da Comissão de Cultura. Na prática, os ajustes retomam a proposta original da autora, de nomear a data de “Dia dos Povos Indígenas”. O substitutivo previa “Dia da Resistência dos Povos Indígenas”.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir.  Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Picture of Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp