PROJETO DETETIVES DO ALFABETO

SOBRE O PROJETO DETETIVES DO ALFABETO

Justificativa:

No início do ano letivo das turmas de primeiro ano faz-se necessário um trabalho de apresentação do alfabeto, os sons das letras e que é com essas letras que escreveremos muitas palavrinhas. O presente projeto busca, de forma lúdica, mostrar que as letras do alfabeto estão em todas as palavras que encontramos em todos os lugares, inclusive na nossa casa.

Segundo Magda Soares 2020, pág. 63, à medida que a criança vai convivendo com a escrita, no contexto familiar e sobretudo no contexto escolar, passa a compreender que ela é feita com letras”.

Ainda segundo Soares, quando se apropria do sistema de escrita alfabética, a criança aprende que a palavra oral é uma cadeia sonora independente de seu significado e passível de ser segmentada em pequenas unidades e aprende que cada uma dessas pequenas unidades sonoras da palavra é representada por formas visuais específicas -as letras.

Objetivo geral: Proporcionar o conhecimento do alfabeto e que as letras representam os sons da fala

Desenvolvimento: Cada turma terá uma maleta do detetive com lupa, lanterna e caderno de anotações. Cada criança terá um dia para ser o detetive do alfabeto. Nesse dia, ela levará para casa a maleta e receberá uma letra para que investigue em sua casa objetos, palavras, imagens cujo nome inicie com a letra recebida. Deverá desenhar no caderno o que encontrou e escolher um dos itens e levar para a escola. Na escola, o detetive do dia irá contar e mostrar aos colegas o que encontrou com a letra recebida. A professora irá explorar em aula o nome do objeto de forma que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética.

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em  formato pdf e pronto para imprimir. Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *