Pesquisar
Close this search box.

PAUTA REUNIÃO DE PAIS

COMO PLANEJAR A REUNIÃO DE PAIS

A cada final de trimestre ou bimestre as famílias são chamadas para uma reunião na escola. Nessa reunião é dado um feedback da turma, quais os objetivos foram atendidos e quais precisam ser retomados. Sabemos que nem todas as famílias comparecem, porém as que se fazem presentes estão interessadas em saber o andamento da aprendizagem da sua criança.

Para ter uma reunião de sucesso, sugiro algumas dicas que aplico em minhas próprias reuniões de pais e que dão muito certo.

  • Marque num dia e horário em que a maioria das famílias estará disponível. Nas escolas que já trabalhei fizemos aos sábados ou final de tarde. Tudo depende do perfil das famílias e você só irá saber se tiver um contato próximo com elas. Caso vá fazer uma reunião on line, marque para um horário em que a maioria das famílias já está em casa.
  • Prepare uma dinâmica ou mensagem para quebrar o gelo. Quem não gosta de ser bem recebido em um lugar? Se for a primeira reunião, apresente-se aos pais, fale da sua formação, mas sem ser muito enfática nessa parte para não parecer arrogante.
  • Inicie com os recados gerais da escola, assuntos que a equipe diretiva solicitou que fosse falado. Caso não haja esse pedido, comece pelos assuntos da turma.
  • Quando for falar da turma, fale sempre aspectos gerais da turma, dizendo como foi o bimestre ou trimestre, qual eram os objetivos para o período, quais foram atingidos e quais precisarão ser revistos. De forma alguma fale de algum aluno em específico nesse momento, na frente das demais famílias. Assuntos específicos dos alunos devem ser tratados em particular.
  • Eu sempre organizo as atividades avaliativas para as famílias verem no conselho de classe. Enquanto elas vão vendo, eu vou conversando em particular com os pais. E converso com todos, não somente com os pais dos alunos com dificuldades. Aqueles alunos que estão também também merecem elogios não é mesmo?
  • Para encerrar, prepare uma lembrancinha para as famílias. Pode ser um recadinho ou um cartãozinho com um mimo. Eles ficam muito felizes com esse carinho.
  • E a pauta? Esqueci da pauta? Claro que não, tanto que ela é o motivo principal desta postagem. É na pauta que você irá organizar todos os assuntos que precisa falar na reunião. Você pode organizar em tópicos que irão lhe auxiliar no momento da reunião. Eu gosto de organizar uma pauta para mim, mas também entregar um resumo de tudo que foi falado aos pais e também envio para aquelas famílias que não puderam estar presentes. Neste arquivo você um modelo de pauta direcionada com os assuntos a serem discriminados e uma pauta somente com as linhas, onde você pode escrever livremente o que irá tratar em sua reunião. Espero que sejam úteis.

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir.  Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *