ALFABETO ILUSTRADO PARA O CADERNO

ALFABETO ILUSTRADO PARA O CADERNO

Ter um alfabeto ilustrado ao alcance das crianças é indispensável numa sala de alfabetização. Não adianta nada colar um alfabeto no alto onde as crianças terão dificuldade de distinguir as letras ou compreender quais os desenhos para cada letra. Além do alfabeto colado na parede ou painel da sala de aula é muito importante ter um alfabeto mais a mão das crianças. Uma vez eu já colei um alfabeto em cada mesinha, mas ele vivia descolando e acabei optando por um alfabeto para o caderno mesmo.

O alfabeto colado no caderno acaba sendo um instrumento de pesquisa que as crianças irão usar quando estiverem realizando as atividades em aula e as tarefas de casa também. Muitas crianças se habituam a ter o alfabeto da sala como referência e quando estão em casa acabam não tendo esse recurso. Agora com ele colado no caderno, isso não será mais problema.

Usei quatro tipo de letras, bastão maiúscula, bastão minúscula, cursiva maiúscula e cursiva minúscula. Assim, mesmo que não estejam escrevendo cursivo ainda, eles já vão se habituando com essas letras.

Para cada letra tem um desenho e é interessante o professor nomear cada um deles para as crianças, pois eles podem não identificar um desenho ou outro e prejudicar a referência desenho x letra. Deixei esses desenhos em branco para que as crianças façam seu colorido, cada um do seu jeitinho.

ATENÇÃO: Esse alfabeto colado no caderno não deve ser visto como um recurso a ser decorado pelos alunos nem um instrumento para que os alunos “declamem” as letras diariamente. Esse tipo de atividade não faz com que as crianças se apropriem dos sistema de escrita alfabética.

Uma sugestão de atividade que pode ser feita é: escrever o nome da criança em uma folha e pedir que ela faça um desenho para cada letra do seu nome. No caso de uma aluna Maria, ela poderá desenhar uma meia para a letra M, um anel para a letra A, um rato para a letra R, uma igreja para a letra I e outro anel para a letra A. Todos esses desenhos ela poderá pesquisar no alfabeto colado no caderno.

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. São dois tamanhos diferentes, um tamanho ofício para os cadernos de tamanho universitário e no tamanho meio ofício para os cadernos pequenos. Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

ATENÇÃO: se estiver baixando o arquivo via celular, talvez precise fazer login em sua conta Google. Se estiver pelo computador, esse login não é necessário.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.