DITADO DE PÁSCOA
Eu gosto bastante de fazer ditado com os alunos. É dessa forma que eu vejo como eles estão pensando a escrita das palavras e analiso o seu nível de leitura e escrita. Para tornar essa atividade eu proponho um ditado mais lúdico: com recursos visuais que chamem a atenção da criança. Alguns alunos se mostram receosos em escrever, pois já percebem que não irão escrever a palavra corretamente e se os envolvermos como numa brincadeira, eles irão se motivar e esquecer o medo.
Para o Ditado de Páscoa, separei alguns itens relacionados à data. Orelhinhas de coelho e uma cestinha de páscoa que a professora pode usar no momento do ditado. O ditado pode ser de letras, palavras relacionadas à Pascoa ou desenhos.
As palavras escolhidas são os nomes de alguns símbolos da Páscoa, que o professor pode propor que cada criança pegue uma palavra na cesta de páscoa e leia para os colegas que terão que escrever essa palavra.
Também dá para fazer o ditado com imagens. A professora mostra e os alunos escrevem o nome da imagem. As imagens utilizadas também fazem referência à páscoa.
Tanto as palavras quanto as imagens podem ser utilizadas para escrita de frases após o ditado. Essas frases podem ser formadas de forma oral caso os alunos ainda não tenham domínio da escrita, mas se tiverem, eles mesmos podem escrever e ler para os colegas.
SOBRE O ARQUIVO
O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.
ATENÇÃO: se estiver baixando o arquivo via celular, talvez precise fazer login em sua conta Google. Se estiver pelo computador, esse login não é necessário.
Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.