Pesquisar
Close this search box.

CARTINHA PARA O PAPAI NOEL

ESCREVENDO UMA CARTINHA PARA O PAPAI NOEL

Quando o Natal vai se aproximando, as crianças já começam a pensar no que irão pedir ao Papai Noel. Não há como negar que o Natal está se transformando, se não já se transformou, numa data comercial, onde se pensa muito no comprar e ter e pouco no doar e agradecer. Uma das formas de pedir presentes são as cartinhas destinadas ao Bom Velhinho. Nela as crianças escrevem um pouco de si, falam se se comportaram durante o ano e fazem seu pedido. Muitas vezes a cartinha é entregue diretamente ao Bom Velhinho, outras é enviada até pelo pelo Correio até o Polo Norte ou a família mesmo se encarrega de fazer essa entrega ao Papai Noel.

Quanto a data ser comercial ou não, nós adultos podemos fazer com que as crianças reflitam antes de escrever suas cartinhas. Será que devemos escrever uma carta somente pedindo presentes? Será que devemos pedir somente brinquedos ou objetos físicos/bens materiais? Uma boa conversa antes dessa escrita pode fazer com que a criança se dê conta do real motivo do Natal. Outra sugestão seria propor aos alunos que escrevam uma cartinha falando um pouco sobre como seu ano.

Tivemos um 2020 muito difícil, com várias mudanças em nossa rotina. Foram muitos sentimentos e emoções que não estávamos acostumados. As crianças ainda tem dificuldade em expressar o que estão sentindo e uma boa maneira seria propor que contassem seus sentimentos ao Papai Noel e após isso, ele mesmo escolhe qual o presente adequado para cada criança. Outra sugestão seria, após a escrita, cada aluno lê a sua carta compartilhando com os demais colegas seus desejos para o Natal.

No arquivo desta postagem, disponibilizei uma folha bem especial para a escrita desta carta. Ela é em formato de árvore de Natal. A criança colore, escreve sua mensagem no centro, recorta e dobra formando então a árvore de Natal. Além de carta, ela pode enfeitar a árvore de natal de casa ou ser usada para fazer um painel na escola. Para enfeitar, as crianças podem colorir ou enfeitar com outros materiais. Quem sabe colar lantejoulas imitando as bolinhas de Natal?! Ficaria lindo não é mesmo?! Então, mãos a obra!

SOBRE O ARQUIVO CARTINHA AO PAPAI NOEL

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. Sugiro imprimir em folha sulfite tamanho A 4 branca, para que seja dobrada com mais facilidade. Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Picture of Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *