ATIVIDADES-OS TESOUROS DE MONIFA

SOBRE A OBRA “OS TESOUROS DE MONIFA”

A obra “Os tesouros de Monifa” escrita por Sonia Rosa e ilustrada por Rosinha conta a história do encontro de uma menina brasileira afrodescendente com sua tataravó chamada Monifa. Monifa veio para o Brasil em um navio negreiro e mesmo sendo escrava, aprendeu a escrever e por meio dessa escrita, ela deixou um grande tesouro para seus herdeiros.

O tesouro foi passando de geração em geração até o grande dia em que ele chega nas mãos da menina. Ela não acredita que irá receber tamanha preciosidade e se emociona muito. Com o tesouro, a menina descobre a vida da sua tataravó Monifa, além de conhecer suas próprias raízes. É um encontro com um passado doloroso, que fala da escravidão e das dificuldades, porém é também generoso, unindo dois tempos históricos.

Uma caixa bastante simbólica ajuda a criar esse cenário de encontro entre as gerações. Uma caixa que sempre esteve no armário e que teve um momento certo de ser aberta. E ao abrir, a menina encontra o grande tesouro: escritos e diários de sua tataravó Monifa. A menina enfim conhece o grande tesouro de sua família e se encanta com tudo que vai descobrindo.

A obra traz muitas questões que podem ser trabalhadas em sala de aula. Eis algumas sugestões:

*o quanto podemos aprender da nossa história com os membros mais velhos da nossa família. AQUI você encontra uma sugestão de entrevista que usei na semana da criança, mas que pode ser adaptada para qualquer tema.

* pesquisar sobre a vinda dos negros para o Brasil;

*a influência da cultura africana em nosso dia a dia;

*pode-se ainda propor que cada aluno confeccione sua própria caixa do tesouro, onde eles irão guardando objetos significativos para eles durante um determinado tempo.

Para contar a história, você pode usar o livro físico, que é o ideal, mas se estiver em aulas remotas, pode enviar um vídeo com a contação da história para a turma. Recomendo o vídeo abaixo:

No material que você vai imprimir, sugeri a confecção da boneca abayomi. Aqui você encontra um passo a passo de como fazer:

Se quiser outras sugestões de atividades para o trabalho da Consciência Negra, você pode encontrar AQUI.

Para mais sugestões de atividades, tem um material de apoio ao professor lá no site da Brinque Book. Você pode acessar AQUI.

SOBRE O ARQUIVO

O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

 

Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.