Pesquisar
Close this search box.

ATIVIDADE DIA DOS PAIS

SOBRE O DIA DOS PAIS

Há relatos que o Dia dos Pais surgiu há mais de 4 mil anos na Babilônia quando Elmesu, um jovem que lá morava, fez um cartão de argila para seu pai. No cartão Elmesu desejava-lhe saúde, sorte e vida longa. A homenagem aos pais já era realizada desde a Roma Antiga, porém durante o mês de fevereiro e era restrita aos que já haviam falecido.

A primeira comemoração de uma data para os pais foi realizada nos Estados Unidos em 5 de julho de 1908 pela Igreja Metodista em Fairmont, West Virginia.

NO BRASIL…

De acordo com alguns registros históricos,  foi Sylvio Bhering, um jornalista e publicitário que propôs, em 1953, que se celebrasse o primeiro Dia dos Pais no Brasil.

Na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal “O Globo”, onde trabalhava, Bhering difundiu a data, que rapidamente se tornou popular. A data inicialmente escolhida foi o dia 16 de Agosto por ser o dia de São Joaquim, que de acordo com a Igreja Católica era o pai de Santa Maria.

Para que pudesse ser comemorada sempre aos fins de semana (quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com os seus filhos), a data foi modificada para ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de agosto.

SOBRE A ATIVIDADE

A atividades desta postagem tem duas opções: uma que a criança irá fazer para seu pai e outra que a criança poderá fazer para quem representa a figura paterna: um tio, irmão, avô, visto que temos muitas crianças que não convivem com o pai biológico e tem outra pessoa que assume esse papel na vida da criança.

Você pode imprimir em folha colorida e após preencher, a criança dobra como um cartão e entrega junto de algum outro mimo que poderá também ser feito em sala de aula. É aquele cartãozinho para ser guardado e lido futuramente por quem o recebeu,

SOBRE O ARQUIVO

Arquivo em formato PDF e pronto para imprimir. A impressão pode ser feita em folha ofício branca. Após realizar a atividade, pode ser colada em folha colorida e dobrada como um cartão. O arquivo também pode ser usado como cartaz.

Lembrando que é PERMITIDO usar esse arquivo em sua aula presencial, enviar em pdf para seus alunos ou realizar durante aula síncrona. Fica PROIBIDO baixar o arquivo e postar em grupos de redes sociais ou de whatsapp destinados a educadores. A venda deste material é terminantemente PROIBIDATodas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

ATENÇÃO: se estiver baixando o arquivo via celular, talvez precise fazer login em sua conta Google. Se estiver pelo computador, esse login não é necessário.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.

Picture of Professora Rosane Souza

Professora Rosane Souza

Meu nome é Rosane Souza, responsável pelo Ensinar com Amor. Nesse espaço eu compartilho atividades e dicas para suas aulas de alfabetização. Inspire-se a vontade. É uma alegria ter você aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Pinterest
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *