COMO SURGIU A ÁRVORE DE NATAL?
Quando se aproxima o Natal, várias famílias já se organizam para montar a árvore de natal ou pinheirinho de natal, Vocês conseguem imaginar o natal sem esse elemento? Eu não. É ele enfeitado que ajuda a dar vida e cor ao cenário natalino.
Na cultura pagã, era um hábito decorar plantas verdes como símbolo de fertilidade e vida. Na Germânia, durante o solstício de inverno, ramos de pinheiros eram colocados em locais públicos para evitar que maus espíritos entrassem e se nutrissem da esperança da primavera que estava por vir.
A tradição de enfeitar a árvore de natal tem mais de 500 anos. Acredita-se que iniciou em 1419 por padeiros da cidade de Freiburg, na Alemanha. Eles enfeitavam as árvores todos os anos com maçãs, frutas e nozes. Somente no dia de ano novo as crianças podiam comer as frutas que caíam após sacudi-las.
Mas a árvore como conhecemos, foi lançada como tradição no final do século XVI. Fazia parte das festividades natalinas, arranjar uma árvore na sala de casa e adorná-la com frutas, nozes e maçãs. Diz-se que a Igreja Católica era contra às arvores de Natal, justificando que o presépio já era suficientemente significativo e apenas em 1982 a tradição da montagem da árvore de natal foi aceita pela Igreja com a montagem da primeira árvore de natal na Praça de São Pedro, em Roma.
SOBRE O ARQUIVO
O arquivo está em formato PDF e pronto para imprimir. A atividade está distribuída em duas folhas. Uma com a palavra FELIZ e outra com a palavra NATAL.
O arquivo pode ser impresso em folha ofício tamanho A4 branca para que os alunos pintem como quiserem. Após, eles podem usar para enfeitar a sala de aula ou a árvore de natal de casa.
Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas deste blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 – proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.
Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude para que mais professores tenham acesso ao meu conteúdo.
Compartilhe o link da postagem.
Deixe também um comentário para eu saber o que você achou dessa postagem.
Além de me deixar muito feliz, seu feedback me mostra que esse tipo de conteúdo pode ser produzido mais vezes.